domingo, 1 de dezembro de 2013

A sociedade pós moderna e as transformações na sala de aula

A sociedade pós-moderna está passando por grandes transformações nas suas inúmeras concepções, a escola não poderia ficar de fora, afinal ela é um dos pilares da construção da humanidade. O que nos diferenciam dos demais seres vivos é a capacidade de construirmos nossa história e através dela podemos ensinar os demais seres humanos os nossos conhecimentos, com isto disseminamos nossas habilidades e construímos uma sociedade com maior capacidade de sobreviver neste mundo repleto de conflitos, dificuldades e obstáculos.
A sociedade atual está num processo de mudança rápida na sua concepção, os pilares dessa sociedade que são a família, a escola, a igreja, os partidos políticos entre outros, buscam se ajustarem dentro desta rapidez, conforme esta gama de concepção enquanto seres que necessitam de uma unidade para sobreviverem. Crescem a todo o momento as chamadas tribos urbanas, são grupos de pessoas que passam a se identificarem uns com os outros através das roupas, forma de andar, músicas, religião entre outros, estas tribos buscam se afirmarem e tentam ganhar espaço a todo o momento, mesmo que para isto passam a discriminar e atacar os demais grupos, um exemplo que está em evidencia são os chamados neo-nazistas, grupos que pregam o ódio e a discriminação de outros grupos como os negros, índios, nordestinos, homossexuais e mulheres.   
 Como a escola está inserida neste contexto, as diferenças entre cada um dos alunos são evidenciadas através das falas, formas de andar, danças, roupas, gírias e nas suas conversas e reuniões entre os grupos, que na sua maioria tem uma forte tendência a seguir os grupos de fora dos muros da escola.
As identidades destes grupos são colocadas em conflitos ao se agruparem em um mesmo local, no caso a escola, as diferenças são evidenciadas e os choques de interesse são cada vez mais destacados. E é justamente neste ambiente em que se agrupam estas turmas que os professores e os demais integrantes da escola tem um papel fundamental. Como conseguir uma unidade, uma síntese deste multiculturalismo dentro de um ambiente tão conflitante que são as salas de aula.
Ao compreendermos este conflito, podemos nos colocar como árbitros desta situação, mostrando que é normal sermos diferentes uns dos outros, não podemos jamais querer que o outro seja igual a cada um de nós. Somos tão diferentes que buscamos nos unir para nos firmarmos como um grupo, para que possamos nos comunicar e demonstrar nossas angústias e concepções de vida. Vivemos tão intensamente nossas diferenças que necessitamos de alguém para nos desabafar e colocar nossos questionamentos para que possamos viver em harmonia conosco e com os outros.
Esta sociedade líquida busca nas suas inúmeras formas de se relacionar, uma maneira de conseguir se sobressair diante dos dilemas em que a humanidade se encontra. Como sobreviver na riqueza e a extrema pobreza, como conciliarmos o crescimento acelerado de nossa forma de viver e a conservação do meio ambiente, como viver em paz se a cada momento estamos construindo mais armas e de alta tecnologia, como curar doenças que são mortíferas e ao mesmo tempo não conseguimos ter uma vida saudável,  como entender o outro se não conseguimos entender a nós mesmos.
Vivemos numa sociedade egoísta e consumista, avaliamos o outro não pelo seu caráter, mas pelos seus bens materiais, julgamos pela aparência, buscamos grupos que nos possam dar algo material, mesmo que seja ilusão. Estes dilemas são refletidos na sala de aula, os grupos minoritários são discriminados e deixados de lado, os alunos buscam se juntarem com grupos que lhes dão evidência, evitam com isto aqueles grupos na qual tem que lutar para sobreviver, são poucos aqueles que continuam a lutar pela sua identidade, afinal a humilhação, os conflitos e as conseqüências são muito doloridas. Desta forma grupos que são de caráter majoritário, que estão em evidência na mídia, são colocados como  exemplos a serem seguidos. A tradição, os costumes e os grupos minoritários são jogados a margem desta sociedade. Infelizmente nossa sociedade está a todo instante se massificando, estamos saindo de uma sociedade heterogênea para uma homogênea, na qual a forma de vida capitalista está prevalecendo sobre os grupos minoritários.
   Cabe aos professores, se não podem evitar esta tendência, pelo menos expor e mostrar aos alunos as diferenças e as diversas formas de identidades, que todos não podem ser hierarquizados, mas sim viverem com respeito mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário