domingo, 1 de dezembro de 2013

A Globalização e a Pós-modernidade: conceitos controversos


O conceito de Pós-modernidade é bastante discutido nos vários círculos acadêmicos e entre os intelectuais em todo o mundo. Questões relativas à arte, cultura, literatura e sociologia são freqüentemente associada à Pós-modernidade.
Este conceito está relacionado diretamente com alguns fatos marcantes do século XX como o movimento da contra cultura, o feminismo, questões ecológicas e ambientais, religião, sexualidade entre outros, o mundo que antes tinha se pautado em uma racionalidade, em que o homem poderia encontrar a paz, a vida longa, a felicidade com a ajuda da ciência, o progresso, como dizia Comte, se vê frustrado diante das atrocidades da primeira e principalmente da segunda guerra mundial. A ciência e a racionalidade ao invés de levar ao progresso e a paz quase levou a humanidade a um auto-extermínio, a razão da modernidade estava dando lugar ao ceticismo da pós-modernidade. Tendo como um dos principais fatores a desvalorização das questões ideológicas referentes ao período da modernidade, houve uma crise das ideologias que estavam em voga até o século XX.
Os intelectuais e grandes estudiosos do assunto não conseguem chegar num consenso quanto a questão de quando começou a pós-modernidade e para muitos a modernidade não acabou. A pós-modernidade é o rompimento do período moderno, sendo o divisor de água entre os períodos recentes. O afastamento histórico é um dos complicadores no estudo deste conceito, quanto mais afastado no tempo em que estamos estudando melhor é a interpretação, a aproximação histórica nos condiciona e nos coloca explicações com influência forte da parcialidade. Quanto mais distante menos parcial seremos ao analisar os períodos históricos estudados.
As mudanças que ocorreram neste período são profundas e sendo a globalização um novo marco da sociedade mundial. Afinal jamais na História o mundo esteve tão interagido e as informações estão a cada dia mais rápidas e democráticas.
A globalização é um marco na história atual, apesar de alguns analistas colocarem como sendo um processo que se iniciou no século XIV com as descobertas e as grandes navegações principalmente por Portugal e Espanha, o mundo naquela época deixava de ser apenas Europa-Ásia para se expandir em todo o globo terrestre. Porém jamais tivemos algo parecido com o que está ocorrendo desde a segunda guerra mundial, nunca antes os países do globo estiveram tão integrados economicamente e socialmente. Através desta integração governos, pessoas e empresas estão efetuando transações financeiras, comerciais e pessoais, a internet através das redes sociais está a cada dia diminuindo a barreira da comunicação, fazemos parte de uma verdadeira Aldeia Global encurtando barreiras das distâncias e transformando as relações culturais através de uma grande interação e um processo de aculturação em todo o globo terrestre, quase todas as culturas existentes tem alguma forma de ligação com as demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário