domingo, 24 de março de 2013

Conhecimento Antropológico e Histórico



     
        Ao analisarmos a Antropologia diante de questões históricas, podemos entender como esta ciência é importante para que a História não caia em erros grosseiros de análise e método. O diálogo entre estas duas áreas do conhecimento humano não pode proporcionar a perda de identidade de ambas, mas devemos sempre buscar explicações para os diversos questionamentos destas ciências, a interdisciplinaridade e fundamental para que não caiamos em análises simplistas e reducionistas, transformando o conhecimento de determinados acontecimentos ou sociedades em meras análises anacrônicas e etnocêntricas. Deve-se sempre buscar explicações de questões em que a especialidade da outra disciplina possa dar um resultado mais próximo da realidade, por isto a História e a Antropologia devem estar em constante sintonia.
      O método de análise histórica é importante para uma melhor compreensão do pesquisador da Antropologia, assim como a “visão do outro” da Antropologia e crucial par que o historiador não venha fazer análises reducionistas da História. Este “casamento” tem proporcionado grandes resultados, principalmente no século XX, com a fundação da Escola dos Annales (França), corrente historiográfica que busca no ambiente cultural uma explicação histórica de determinadas sociedades, em detrimento da História factual, dos acontecimentos, da História simplesmente política e que visava uma referência as “grandes homens”, aos “heróis”, como por exemplo: generais, presidentes, ministros entre outros. A Escola dos Annales buscava estudar temas diversos, tipo: comida, vestuário, sexualidade, boêmia, bebida, entre outros.
      As pessoas do cotidiano, que viviam uma vida simples era objeto de estudo, não como algo de curiosidade, mas como sujeito histórico que proporciona as mudanças do processo histórico. O positivismo e colocado em cheque, não aceitava mais uma ciência tão complexa e tão diversa ser analisada por um método tão simplista e reducionista, por este motivo a História veio a ter uma relação bastante estreita com várias áreas das ciências como: Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Geografia entre outras.
       Nomes como Lucien Febvre, Jacques Le Goff, George Duby, Michelet, Fernand Braudel, March Bloch entre outros fizeram da Escola dos Annales um corrente historiográfica em que as questões culturais deveriam ser colocadas como fundamentais para o conhecimento humano. Historiadores como Carlos Ginzburg e Robet Darton fizeram uma relação bastante estreita com a Antropologia.
      Analisando a História puramente factual, política e positivista em face da Antropologia Contemporânea, podemos perceber o quanto e importante as análises críticas da Antropologia diante da História, situando a História como problema e a Antropologia como solução. Nesta perspectiva a Antropologia e a ciência que veio para solucionar os problemas da sociedade e da História humana.
      Ao analisarmos determinado acontecimento, como por exemplo: as favelas do Rio de Janeiro e as questões de ordem econômica e social como miséria, violência, desemprego, prostituição, menor infrator entre outros. Iremos identificar na análise histórica um grande problema de ordem social do Estado Democrático de Direito da sociedade contemporânea num recorte temporal e geográfico específico, no caso a favela do Rio na década de 90 do século XX. Já pela análise antropológica, podemos colocar o crescimento destas favelas como uma solução dos problemas do capitalismo e de suas discrepâncias, a antropologia faz uma análise em que a sociedade diante de questões que na História e problema, se torna uma saída, pois as vivências destas famílias na favela seria uma outra cultura, não colocada hierarquicamente, como sub ou inferior da cultura burguesa, pois a antropologia trabalha com uma análise do diferente, as culturas são colocadas como algo a ser analisada com um olhar de quem vivencia esta determinada sociedade, no caso o antropólogo. As diversões e as formas como a sociedade das favelas vivem e um modo diferente de se relacionar, em que as tradições, os costumes, muitos deles vindo de lugares distantes como o Nordeste, continuam a preservar e a incluir no seu novo modo de viver, trazendo consigo suas histórias de vida com todas suas superstições e tradições.
      Diante das análises anteriores podemos entender como o conhecimento humano é complexo e vasto, este e um dos motivos em que o campo de atuação das ciências humanas vem a cada dia ser mais diversificado. Antes tínhamos a Filosofia, depois vieram várias outras ciências e mesmo estas ciências buscam a cada dia se especializar em diferentes temas, deixando de lado análises generalistas e reducionistas. Ao efetuarmos análises históricas e antropológicas devemos sempre recorrer aos especialistas de cada área para que possa chegar ao máximo numa resposta o mais próximo da realidade, sem querer ter a ambição de uma verdade, mas pelo menos não podemos transformar determinadas sociedades e acontecimentos como simples objeto de curiosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário