quarta-feira, 10 de abril de 2013

"O pior dos analfabetos é o analfabeto político" Brecht



     O Analfabeto Político"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
     O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Bertolt Brecht




      A palavra política vem do grego antigo, politéia, que era relacionado a pólis, ou cidade-Estado. 
     O texto de Bertolt Brecht coloca de forma clara e objetiva a importância da política em nossas vidas. Quando mencionamos a palavra política não referimos apenas as questões partidárias, mas tudo aquilo que envolve as relações humanas, nas coisas mais simples as mais complexas.
      Ao sentar no banco de uma praça e olharmos a paisagem, ao ouvir músicas, cantar, torcer para um time, ir as compras isto tudo é reflexo da política.
     Imagine se você vivesse num país em que não poderia ter uma religião e no lugar de qualquer crença você devesse venerar um líder macabro (União Soviética  período Stalinista), imagine suas filhas sendo impedidas de estudarem (Afeganistão, talibãs , imagine que você nascesse nas castas inferiores da índia e jamais conseguiria "subir na vida", imagine você sendo negro na África do Sul no Apartheid, sofrendo todos os tipos de discriminação com base na constituição, a oficialização do racismo (uma incoerência e tanto), imagine você ter que entregar suas noivas para que o rei a desposasse primeiro antes de você se casar (Inglaterra Feudal).
     Estas imaginações são histórias reais que a aconteceram, são para que todos pensem um pouco antes de bater no peito e vangloriar os períodos mais cruéis de nossa história, as ditaduras e totalitarismos. Não queira imaginar sua vida sendo regida por um homem como: Stalin, Hitler, Pinochet, Mussoline, Mobutu, Francisco Franco e Nero entre tantos outros.
     Concordo plenamente com Churchill  quando ele diz que a democracia é o pior sistema de governo existente, excluídos todos os demais experimentados.
     A democracia é construída com muito suor, persistência  debate, com avanços e as vezes retrocessos, mas jamais devemos abandoná-la, afinal a História está repleta de exemplos de períodos que envergonham a raça humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário