A escola não
está preparando de forma adequada os jovens para a vida adulta, os currículos
escolares são defasados e o método de ensino é ineficiente, os alunos passam
pelos bancos da escola sem adquirir uma estrutura mental que possam encarar o
mundo adulto de forma responsável e com ética.
O modelo educacional brasileiro é ultrapassado e os currículos não
conseguem digerir as mudanças que ocorrem com velocidades infinitamente
superiores. É preciso uma maior interação entre os educadores e comunidades
para que estes alunos possam ter na escola uma formação que lhe garanta uma
vida madura e uma preparação mais firme para seu crescimento pessoal e
profissional. O corpo docente tem uma péssima formação, muito dos professores
não tem curso superior, uma grande parte não está lecionando na disciplina que
formou, alem disto a formação continuada é pouco valorizada, ou simplesmente
ignorada pelo poder público, o excesso de carga horário devido a baixos
salários fazem com que estes profissionais não se atualizem o necessário. Os
pontos positivos da escola são o seu rompimento com parte da cultura familiar
que reproduz valores que não contribuem para o crescimento intelectual e moral
destes jovens. Vejo que mesmo com todas as dificuldades citados acima, ainda a
escola é a melhor maneira de transformar os jovens, vejo como esperança maior a
educação, sem ela nada poderia dar certo. Preconceitos, discriminação,
intolerância, ódio, desrespeito são influenciados pela cultura em que estes
jovens estão inseridos e a escola é uma instituição que consegue quebrar partes
desta forma de viver. Precisamos de um engajamento político, cultural e social
rumo uma transformação mais consistente da nossa educação.
Uma mudança
essencial para o a educação brasileira seria uma reforma ampla do sistema
educacional, seu currículo, formação de carreira e salários dos professores
equiparando os salários destes profissionais com outros profissionais de mesmo
nível superior, investimento na questão de escola integral, valorização de quem
opta por seguir a carreira de professor, entre outros, estas seriam mudanças a nível
nacional de cunho político e de participação da sociedade civil. A nível local
e de forma bem direta, os professores, alunos, a escola e comunidades devem
interagir constantemente para efetuar levantamento de suas necessidades e
colocar o conteúdo disciplinar em
interação com a vida destes alunos. Cabem as famílias com apoio da escola uma
maior participação na vida escolar dos alunos. A escola não pode ser
considerada uma solução para todos os problemas da sociedade, mas é fundamental
que sem a escola nada conseguirá melhorar, o dia-a-dia entre alunos, escola e
comunidades devem ser pautados numa agenda que busque a todo o momento uma
melhora da educação dos alunos. A educação deve ultrapassar os muros da escola
e ser estendida para o mundo social de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário