quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A educação no Brasil pede socorro



A escola não está preparando de forma adequada os jovens para a vida adulta, os currículos escolares são defasados e o método de ensino é ineficiente, os alunos passam pelos bancos da escola sem adquirir uma estrutura mental que possam encarar o mundo adulto de forma responsável e com ética.  O modelo educacional brasileiro é ultrapassado e os currículos não conseguem digerir as mudanças que ocorrem com velocidades infinitamente superiores. É preciso uma maior interação entre os educadores e comunidades para que estes alunos possam ter na escola uma formação que lhe garanta uma vida madura e uma preparação mais firme para seu crescimento pessoal e profissional. O corpo docente tem uma péssima formação, muito dos professores não tem curso superior, uma grande parte não está lecionando na disciplina que formou, alem disto a formação continuada é pouco valorizada, ou simplesmente ignorada pelo poder público, o excesso de carga horário devido a baixos salários fazem com que estes profissionais não se atualizem o necessário. Os pontos positivos da escola são o seu rompimento com parte da cultura familiar que reproduz valores que não contribuem para o crescimento intelectual e moral destes jovens. Vejo que mesmo com todas as dificuldades citados acima, ainda a escola é a melhor maneira de transformar os jovens, vejo como esperança maior a educação, sem ela nada poderia dar certo. Preconceitos, discriminação, intolerância, ódio, desrespeito são influenciados pela cultura em que estes jovens estão inseridos e a escola é uma instituição que consegue quebrar partes desta forma de viver. Precisamos de um engajamento político, cultural e social rumo uma transformação mais consistente da nossa educação.

Uma mudança essencial para o a educação brasileira seria uma reforma ampla do sistema educacional, seu currículo, formação de carreira e salários dos professores equiparando os salários destes profissionais com outros profissionais de mesmo nível superior, investimento na questão de escola integral, valorização de quem opta por seguir a carreira de professor,  entre outros, estas seriam mudanças a nível nacional de cunho político e de participação da sociedade civil. A nível local e de forma bem direta, os professores, alunos, a escola e comunidades devem interagir constantemente para efetuar levantamento de suas necessidades e colocar  o conteúdo disciplinar em interação com a vida destes alunos. Cabem as famílias com apoio da escola uma maior participação na vida escolar dos alunos. A escola não pode ser considerada uma solução para todos os problemas da sociedade, mas é fundamental que sem a escola nada conseguirá melhorar, o dia-a-dia entre alunos, escola e comunidades devem ser pautados numa agenda que busque a todo o momento uma melhora da educação dos alunos. A educação deve ultrapassar os muros da escola e ser estendida para o mundo social de todos.

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