sexta-feira, 12 de julho de 2013

Carpe diem




Carpe Diem é uma frase em latim que significa colha o dia ou aproveite o momento. 
Já parou para pensar o quanto nossa sociedade é metódica, disciplinada, moralista e superficial? Somos disciplinados desde a maternidade, nossas atitudes são monitoradas e regradas a todo momento. Somos cobrados desde criança as notas na escola, a profissão que devemos seguir, a religião que devemos professar, os livros, as músicas, os lugares para se divertir, as pessoas que devemos conversar, os programas de televisão que são "bons" e enfim toda a nossa trajetória de vida é monitorada e avaliada de acordo com um moral decadente burguesa, cristã, capitalista e ocidental. 
Nossa moral nos coloca quais as profissões que devemos fazer e quais que admiramos mais não podemos fazer.  Vivemos na ditadura da moda, na qual somos induzidos a vestir determinadas roupas em determinados locais só para manter "a pose". Vivemos na ditadura da etiqueta, devemos saber quais talheres são apropriados para se alimentar em determinados momentos. Devemos assistir e se divertir de acordo com a moral burguesa de nossa sociedade.
Sempre nos falam o que é bom para nós, mas esquecem de perguntar o que é bom para você. Afinal de contas somos seres únicos e culturalmente não temos outro ser nem parecido. Se a felicidade é subjetiva e somos seres únicos, como podem padronizar a diversão? Por que devemos seguir o que a maioria faz?  Muitos dirão: mas você pode fazer o que quiser. Com certeza, mas o peso da escolha faz com que a maioria nem inicie algo diferente do que é ditado.
Como se desprender das correntes que nos aprisionam? Como seguir uma profissão, escutar as músicas, sair para se divertir ou simplesmente se alimentar sem ser questionado?
Não se pode nem ficar calado refletindo ou ficar triste que logo vem alguém é diz: Você não está bem. As pessoas são obrigadas a estar bem o tempo todo, a sorrir, a aplaudir, a conversar enfim somos mais obrigados a fazer determinadas coisas e nossa vontade acaba ficando de lado.
Então e o Carpe Diem?
A felicidade é um conceito filosófico muito complexo, afinal o que determina nossa felicidade, ou melhor o que é a felicidade?
Faça aquilo que te der prazer, o prazer em viver coisas únicas. Viver o momento, não sair de forma infantil fazendo coisas que são colocadas em filmes norte-americanos como exemplos. Mas viver os detalhes de sua vida, aproveitar os momentos com a sua família, degustar os alimentos da sua vó, aproveitar os bons filmes que você escolheu para assistir, sair e enfim viver cada momento sem se preocupar tanto com o que os outros irão dizer, ou com a opinião alheia.
Colha o dia, imagine que cada dia é único, não deixe sua vida cair numa rotina. 
Busque a felicidade em tudo, não somente em coisas grandiosas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário