sábado, 1 de junho de 2013

"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes."Shakespeare
Guerra do Vietnã2 milhões de mortos
Campos de concentração nazista 2° guerra mundialNúmeros de mortos: 6 milhões

Relato de sobrevivente do campo de concentração:
 Motke Zaidl e Itzhak Dugin


"No momento em que se abriu a última vala, reconheci toda a minha família. Mamãe e minhas irmãs. Três irmãs com seus filhos. Elas estavam todas lá. (...) Quanto mais se cavava para o fundo, mais os corpos estavam achatados, era praticamente uma posta achatada. Quando se tentava segurar o corpo, ele esfarelava completamente, era impossível pegá-lo. Quando nos forçaram a abrir as valas, proibiram-nos de utilizar instrumentos, disseram-nos: 'É preciso que se habituem a isso'; trabalhem com as mãos (...) Os alemães haviam até acrescentado que era proibido empregar a palavra 'morte' ou a palavra 'vítima', porque aquilo era exatamente como um cepo de madeira, era merda, aquilo não tinha absolutamente nenhuma importância, não era nada."


Genocídio em Ruanda 1994 
Massacre perpetrado por extremistas hutus contra tutsis.

Quase um milhão de mortos

Um massacre que durou 100 dias, a maioria das mortes foram através de facões, e os corpos ficaram expostos nas ruas.Os países ricos simplesmente não fizeram nada, os poucos soldados da ONU se retiraram e deixaram a população ser massacrada e a maioria das mulheres serem estupradas.E a imprensa? E só questionar as pessoas se elas ficaram sabendo deste massacre. Muitos sabem sobre a Bósnia, Iraque, Kuwait entre outros, afinal de contas estes locais tinham interesses econômicos.O filme Hotel Ruanda retrata esta carnificina.“Todos os grandes personagens viraram as costas para nossos massacres. Os boinas-azuis, os belgas, os diretores brancos, os presidentes negros, as pessoas humanitárias e os cinegrafistas internacionais, os bispos e os padres, e finalmente até Deus.” A constatação é de Élie Mizinge, um dos assassinos confessos hútus que participaram do massacre em Ruanda



Bombas de Hiroshima e Nagasaki


220 mil mortos diretamente e milhares de mortos devido a deformação genética, além de mortes devido a traumas.


Jim Jones e o “suicídio” coletivo de 900 pessoas

James Warren "Jim" Jones foi pastor evangélico americano e fundador da igreja Templo do Povo, que tornou-se sinônimo de grupo suicida após o suicídio em massa de 18 de novembro de 1978 por envenenamento, em sua isolada coletividade comunitária agrícola chamada Jonestown, localizada na Guiana.

Por que não nos questionamos o quanto é sofrível a vida.



Por que evitamos nos perguntar coisas que nos colocam dilemas como por exemplo:
Por que pessoas boas, bebês e indefesos morrem de forma violentas, ou adquirem doenças que interrompem vidas de pura dedicação ao próximo?
Por que não nos questionamos o quanto é sofrível a vida.

Tentamos a todo momento colocar um significado na vida, mas afinal é possível?
Vivemos uma vida autêntica ou simplesmente buscamos um significado para ela?
Faz sentido em tudo que está acontecendo, ou no desespero de achar algum significado colocamos respostas na sua maioria forçadas.
Como nos deparamos com questões como: a clonagem, afinal de contas o ser humano está perto de seguir na mesma lógica da  fabricação em série das indústrias, mas com seres humanos.
Estes questionamentos nos colocam dilemas que muitas vezes não queremos enfrentar, até onde podemos chegar?
Há lógica na vida? Ou tentamos criar lógica para tudo?
Quando nascemos começamos a vida ou a morte?
Se pararmos para pensar, ai sim perceberemos o quanto é extremamente díficil a vida. Lutamos desde o ínício ao nascer para que possamos respirar e se manter de pé, logo em seguida crescemos com doenças, violências e a cada momento que passa o nosso corpo vai perdendo células e envelhecemos.
Estamos o tempo todo buscando a felicidade, mas o que seria isto?
Momentos fugazes de prazeres, já parou para pensar que no momento em que realizamos nossos sonhos e desejos logo em seguida começamos os periodos de incertezas e sofrimentos. Enfim, todos os pequenos períodos de prazer, felicidade e interligados por grandes períodos de lutas, sofrimento e desprazeres.
A vida é um mar de sofrimento e pequenas ilhas de felicidade.
Como conseguiremos lidar com isto?
Viva intensamente todos os momentos, não importa se está ruim, se você está sofrendo, ou se está passando por dificuldades, não espere este pequeno tempo de felicidade. Busque no sofrimento uma forma de ser feliz. 

domingo, 19 de maio de 2013

A violência como forma de alto afirmação





      O que leva os seres humanos a violência?
     Porque mulheres, índios  negros, homossexuais, nordestinos, pobres, crianças, idosos entre outros são alvos frequente de qualquer tipo de violência?
      Nascemos violentos ou na nossa vivência adquirimos personalidade deste tipo?
     Com exceção da raça humana, todos os outros animais utilizam formas violentas somente como instinto de sobrevivência, sendo uma forma de proteção e de se alimentar. Não existe maldade nos outros seres vivos. O ódio, o rancor o ato de efetuar maldade por prazer são exclusivos da espécie humana.
     Cenas como colocar fogo em alguém, quem não se lembra do índio Galdino que em abril de 1997 foi morto por cinco rapazes de classe média alta em Brasília por pura diversão, ou no caso da empregada que foi espancada por também cinco rapazes de classe média no Rio de Janeiro em 2007, eles falaram que confundiram-na com uma prostituta, como se a prostituta não tivesse importância.
      Estes dois exemplos são apenas uma amostra dos números que colocam o Brasil no topo da violência no mundo, sendo que muitos destes números são de violências com motivo banal.
      O filósofo Thomas  Hoobes em O Leviatã coloca que o homem é o lobo do homem (Bellum ommium contra omnes, guerra de todos contra todos), no estado de natureza nascemos com instintos de violência, sendo necessário que haja uma força externa para evitar a auto destruição. Por isto criamos o Estado (o Leviatã), aquele que tem o monopólio da violência. Somente, segundo Hoobes, através deste pacto ( O Estado) é que conseguimos viver em paz (ou pelo menos tentamos).
    Já outro filósofo, Jean Jaques Rousseau, coloca que o homem nasce bom, porém a sociedade o corrompe, a vivência em sociedade cria seres violentos.
      Ter raiva é natural, afinal de contas as pessoas se frustam, a convivência com o diferente gera conflitos de opinião e as disputas são fundamentais para a evolução de qualquer espécie, é a seleção natural de Darwin.
      Porém, da raiva para a violência há uma grande diferença. Afinal de contas somos seres racionais, somos repleto de uma inteligência que nos proporciona a escolha mesmo em  momentos de raiva o que é melhor para nós e para o outro.
      Todos os seres que utilizam qualquer tipo de violência (física, verbal, moral) são pessoas incapazes de utilizar sua racionalidade para controlar seus instintos. Não tem controle sobre o seu biológico, vivem em muito dos casos como seres irracionais.
      A única forma de evitar a formação de seres desta natureza são através da boa educação de nossas crianças, não apenas uma formação intelectual, escolar ou profissional, mas cria-los numa vida autentica, não só falando, mas demonstrando com exemplos atitudes em que devemos respeitar e conviver com o diferente, sem preconceito, discriminação e com tolerância.
      Não dê somente bonecas brancas para as crianças, dê também as bonecas negras. Dentro do possível tenha  animais de ambas as cores (isto irá demonstrar evitar que cresçam com sentimentos racistas).     Demonstre o valor da experiência, valorizando o conhecimento histórico, valorize as histórias das avós e avôs (isto irá demonstrar o quanto devemos respeitar os mais velhos). Não dê apenas carros de brinquedos para meninos e bonecas para as meninas, isto irá reforçar a discriminação de gênero, mostre que, tirando o biológico, o restante é construção histórica de homem e mulher. Leve-o em diferentes religiões para conhece-las, afinal a ignorância coloca a sua religião como a "verdadeira", isto cria sentimentos de que o outro está vivendo no mal e você no bem, não sabendo que o outro também pensa desta maneira. Mostre o valor da felicidade, tirando a ideia de que o que você pensa sobre ser feliz deva ser universal, a felicidade e algo estritamente subjetivo, a vida de cada um deve ser respeitada, isto irá demonstrar o quanto a opção sexual é algo particular e não algo que deva ter questionamentos público.
      Devemos respeitar todos os seres vivos, ao invés de vivermos na hipocrisia de classificar, apontar o que deve e o que não deve ser aceito moralmente, deveríamos sim preocupar com questões como: trabalho infantil (no Brasil temos mais de 700 mil crianças trabalhando), colocando gerações e mais gerações num ciclo vicioso de pobreza e falta de expectativa de uma vida digna. Ou questões como: diminuição de mortes por questões que deveriam ter superadas há muito tempo como: doenças por saneamento básico deficiente, analfabetismo, prostituição infantil, fome entre outros.
    A violência só mostra o quanto somos seres que apesar de termos racionalidade, somos medíocres  infantis e que na sua maioria não contribuímos em nada para a construção de uma sociedade que realmente possa ter a classificação de civilizada.


domingo, 28 de abril de 2013

O fundamentalismo religioso




      Quando acontece algum atentado terrorista, como foi o caso recente de Boston, sempre há aquela ideia (pelo menos de uma grande maioria) de que o terrorismo é algo criado e sustentado pelo islã. Os muçulmanos são colocados como suspeitos e há uma tendência de relacionarmos estas brutalidades com a Jihad islâmica. A palavra Jihad tem um significado essencialmente da religião islâmica e significa:  empenho, esforço. Diferentemente do que muitos pensam ela não significa Guerra Santa, este nome foi dado pelos Europeus principalmente durante a Idade média.
      A igreja católica foi responsáveis por inúmeras "Guerras Santas", principalmente durante o períodos das Cruzadas, na qual com argumentos religiosos os cristãos atacaram e invadiram a palestina para conquistar aquele território.

Multidão presta um tributo às vítimas dos ataques na Noruega com milhares de flores em Oslo, 24 de julho:imagem 3
Os atentados, perpetrados por um ativista de extrema-direita e fundamentalista cristão, resultaram em pelo menos 76 morto na Noruega 2011.


O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA, é um grupo paramilitar católico e reintegralista, que pretende separar a Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexar-se à República da Irlanda. Utiliza-se métodos terroristas de ataque a protestantes.

      O fundamentalismo como conhecemos hoje nasceu dentro do cristianismo, nos EUA final do século XIX e início do XX, precisamente dentro do protestantismo da igreja Batista fim da década de 1910.
      No livro sagrado dos cristãos (a Bíblia) há vários textos que incitam a guerra em nome de Deus, como nos exemplos abaixo:
      “No Novo Testamento, Jesus encontrou com soldados romanos que estavam cumprindo ordens e não os censurou por matar, disse apenas que deveriam se contentar com seu salário e não se corromper (Lc 3:14). Em Mateus 8:5-10 e Atos 10 lemos sobre a fé de soldados que não foram recriminados por Jesus por terem matado ninguém”.
       No Antigo Testamento, Deus ordenou aos israelitas: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas” (Números 31:2). Deuteronômio 20:16-17 declara: “Porém, das cidades destas nações que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. Antes, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, destruí-las-ás totalmente...” Além disso, 1 Samuel 15:18 diz: “Enviou-te o SENHOR a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los.” Obviamente, Deus não é contra toda a guerra. Jesus está sempre em perfeito acordo com o Pai (João 10:30), de modo que não se pode argumentar que a guerra era a vontade de Deus apenas no Antigo Testamento. Deus não muda (Malaquias 3:6, Tiago 1:17).

      Também dentro do Alcorão encontramos trechos que incitam a guerra como os exemplos abaixo:
      [2.190] ... Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem...[2.191] Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos.

     ...Recordai-vos de que, quando Deus vos prometeu que teríeis de combater um dos dois grupos, desejastes enfrentar o desarmado. E Deus quis fazer prevalecer a verdade, com as Suas palavras, e exterminar os incrédulos,

      E de quando o teu Senhor revelou aos anjos: Estou convosco; firmeza, pois, aos fiéis! Logo infundirei o terror nos corações dos incrédulos; decapitai-os e decepai-lhes os dedos!

     [9.19] ... lutam pela causa de Deus?... [9.20]... migrarem e sacrificarem seus bens e suas pessoas pela causa [Jihad] de Deus...


Ataque terrorista 11 de setembro 2011 EUA.


Soldado da Jihad islâmica, o alcorão numa mão e um fuzil na outra.

      A religião justifica tudo: a guerra e a paz, a vida e a morte, o bom e o ruim, a união e a discórdia, a liberdade e a prisão, enfim tudo pode ser justificado em nome de Deus. 
     Em nome de Deus os homens criaram grandes Estados que massacraram milhões de pessoas. Tanto Estados Teocráticos como Estados Ateus mataram e massacraram.
     Em toda a História da humanidade a religião foi motivo de amor e guerra, podemos tirar qualquer justificativa dentro dos livros sagradas como argumento para tudo.
      O fundamentalismo não está relacionado a determinada religião, as pessoas buscam justificativas para a intolerância.
      Não podemos em pleno século XXI aceitar atitudes racistas, xenofóbicas, discriminatórias que causem mortes e intolerãncias com pessoas que são simplesmente diferentes de nós.
     O fundamentalismo deve ser combatido na raíz, não podemos deixar alastrar grupos fundamentalistas num estado democrático de direito. Denuncie qualquer atitude discriminatória.

domingo, 14 de abril de 2013

As imagens falam mais do que as palavras

      Quando os soviéticos entraram nos campos de concentrações nazistas eles se depararam com cenas de horrores jamais vistas na história da humanidade. Para evitar que a História se apagasse e para retirar o sentimento da população alemã (ou a tentativa de se omitir) de que não eram culpados, eles foram levados para verem o que tinham apoiados ou omitidos socorro. Toda aquela máquina de atrocidade aconteceu graças ao apoio da população e a omissão de muitos. Eles não poderiam sair da guerra sem ver e sem ter em suas consciências o que tinham apoiados e ajudado a máquina assassina de Hitler.
      As fotos abaixo foram tiradas durante o holocausto nazista da 2° guerra mundial, o motivo que postei são para que na mesma lógica dos soviéticos com relação a população alemã, servirá para que todos não se esqueçam ou para que a história não  fique de lado;
     Devemos sempre lembrar deste episódio, pois jamais deveremos permitir que algo parecido possa acontecer (apesar de ter acontecido com menor proporção em Ruanda e na Bósnia), lutemos sempre com todas as nossas armas para que não haja chance de repetir este tipo de atrocidade, não deixem que opiniões preconceituosas e discriminatórias cresçam e ganham adeptos, sempre começa com pequenos grupos. Os grupos de neonazistas devem ser combatidos com todas as nossas forças.




Cabeça de um judeu reduzida para servir de peso para papel de escritório dos Nazistas.


Peças como abajur de pele humana, amostras de partes do corpo para exposição entre outros "objetos" feitos de partes de seres humanos.



Judeu sendo morto já caindo na cova que eles mesmos construíram


Ossadas humanas em armazém






































sábado, 13 de abril de 2013

A queda da superioridade da raça humana



      Durante milhares de anos (principalmente no período medieval) o homem se colocou como o centro das atenções no Universo, porém com as descobertas de Copérnico e Galileu esta superioridade caiu por terra, ao descobrir que ela não era o centro do Universo e nem da nossa galáxia, mas apenas mais um astro.
     Este mesmo homem imaginava-se o centro do mundo animal, seriamos um ser completo e definitivamente formado, porém Darwin colocou o homem na mesma categoria de todos os outros seres vivos ao demonstrar a lógica da  seleção natural e de sua teoria da evolução das espécies.
     Outro que derrubou a superioridade humana foi Freud, com a sua teoria do subconsciente ele retirou da raça humana a ideia de que ele seria movido pela sua inteligência, afinal Freud mostrou que o consciente e apenas a ponta do Iceberg  o que nos move é o subconsciente, resumindo: não temos controle na maioria de nossas ações.
     Somos um ser frágil e na maioria das vezes indefesos, não nascemos prontos somos construídos com o tempo, de acordo com Looke, o homem nasce como se fosse uma folha em branco, na convivência em sociedade ele preenche a sua vida. Adorno coloca que "o humano estabelece-se na imitação: um homem torna-se um homem apenas imitando outros homens."
     Se nascemos em uma sociedade corrupta teremos grande chance de sermos corrupto, se nascemos vendo somente pessoas brancas, iremos achar estranho os negros (nasce a discriminação), se crescemos sendo educados por pessoas fanáticas com certeza teremos em nossa mente a idéia de mundo com base nisso. Por outro lado se crescemos no meio de pessoas que se toleram, respeitam a diversidade, pessoas que prezam a amizade e vivem (não somente falam) o amor ao próximo, pregam e vivem a paz, dedicam ao conhecimento com toda certeza este ser terá grande chance de crescer com todos os adjetivos citados.
Para que possamos viver uma vida com paz e amor devemos ter como base a formação deste homem.









quarta-feira, 10 de abril de 2013

"O pior dos analfabetos é o analfabeto político" Brecht



     O Analfabeto Político"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
     O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Bertolt Brecht




      A palavra política vem do grego antigo, politéia, que era relacionado a pólis, ou cidade-Estado. 
     O texto de Bertolt Brecht coloca de forma clara e objetiva a importância da política em nossas vidas. Quando mencionamos a palavra política não referimos apenas as questões partidárias, mas tudo aquilo que envolve as relações humanas, nas coisas mais simples as mais complexas.
      Ao sentar no banco de uma praça e olharmos a paisagem, ao ouvir músicas, cantar, torcer para um time, ir as compras isto tudo é reflexo da política.
     Imagine se você vivesse num país em que não poderia ter uma religião e no lugar de qualquer crença você devesse venerar um líder macabro (União Soviética  período Stalinista), imagine suas filhas sendo impedidas de estudarem (Afeganistão, talibãs , imagine que você nascesse nas castas inferiores da índia e jamais conseguiria "subir na vida", imagine você sendo negro na África do Sul no Apartheid, sofrendo todos os tipos de discriminação com base na constituição, a oficialização do racismo (uma incoerência e tanto), imagine você ter que entregar suas noivas para que o rei a desposasse primeiro antes de você se casar (Inglaterra Feudal).
     Estas imaginações são histórias reais que a aconteceram, são para que todos pensem um pouco antes de bater no peito e vangloriar os períodos mais cruéis de nossa história, as ditaduras e totalitarismos. Não queira imaginar sua vida sendo regida por um homem como: Stalin, Hitler, Pinochet, Mussoline, Mobutu, Francisco Franco e Nero entre tantos outros.
     Concordo plenamente com Churchill  quando ele diz que a democracia é o pior sistema de governo existente, excluídos todos os demais experimentados.
     A democracia é construída com muito suor, persistência  debate, com avanços e as vezes retrocessos, mas jamais devemos abandoná-la, afinal a História está repleta de exemplos de períodos que envergonham a raça humana.